Carregando...
Detectando localização...

Blog do Leonardo - Podcast

Pesquisar este blog

Siga o blog nas redes:

Atualizações do acidente em Vinhedo

Texto em atualização


Continuando as informações que o blog presta sobre a queda que envolve o voo 2283- avião PS - VPB:

 

Esta captura de quadro do vídeo UGC fornecido por Felipe Magalhães Filho mostra fogo saindo de um avião que caiu perto de uma casa em Vinhedo, estado de São Paulo, Brasil, sexta-feira, 9 de agosto de 2024. Crédito: Felipe Magalhães Filho via AP.

17:36 - 


Íntegra da nota do governo do estado de São Paulo:
‘‘Boletim – Acidente aéreo em Vinhedo – 09/08 – 17h15

As equipes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo concluíram os trabalhos de combate às chamas e resfriamento no local da ocorrência do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (9). Com isso, a área foi liberada para as atividades de perícia por parte do Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes) e da Polícia Técnico-Científica de São Paulo.

O trabalho de resgate e identificação das vítimas será realizado concomitantemente. Os corpos serão encaminhados a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) da cidade de São Paulo, que reforçou as equipes para o atendimento. O local conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.
 
Um gabinete de crise, com representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social, foi instalado no local para acompanhar e auxiliar nos trabalhos. 

Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. 

Suporte durante a ocorrência

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e, imediatamente, encaminhou sete equipes para o bairro de Capela em Vinhedo para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil do Estado reforçaram as equipes no local. O Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.

Mais informações serão divulgadas em breve.’’


Íntegra da nota da CENIPA:
‘‘⚠ ATUALIZAÇÃO – ATUAÇÃO DA FAB NA QUEDA DE AERONAVE EM VINHEDO ⚠



A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, em relação a ocorrência registrada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (09/08), a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia VoePass, com 62 pessoas a bordo saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). 



O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20.  No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22. 



O DECEA informa, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.   



CENIPA fará Ação Inicial

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.’’

18:01 - 

A companhia responsável pelo voo, VoePass, começa a disponibiliza os nomes dos passageiros, a partir dos tripulantes


18:04 - A empresa divulga os nomes dos tripulantes: 


‘‘TRIPULAÇÃO 


DEBORA SOPER AVILA -  28 ANOS 


RUBIA SILVA DE LIMA -  41 ANOS 


HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA - 61 ANOS 


DANILO SANTOS ROMANO - 35 ANOS’’


18:13 - 

É anunciado que as caixas pretas estão em posse do CENIPA

18:14 - 


19:20 - 

Íntegra da nota do governo do estado de São Paulo:
‘‘Boletim – Acidente aéreo em Vinhedo – 09/08 – 19h20

O governador Tarcísio de Freitas decretou luto de três dias no início da noite desta sexta-feira (9), em homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido com o avião da VoePass Linhas Aéreas em Vinhedo. Um gabinete de crise, com representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social, foi instalado no local para acompanhar e auxiliar nos trabalhos. 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo montará uma equipe para apoiar as famílias das vítimas na Capital paulista. Em Vinhedo um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. 

Remoção dos corpos

As equipes das forças de segurança de São Paulo já iniciaram os trabalhos de remoção dos corpos. Os três primeiros corpos já foram retirados do local do acidente e serão encaminhados para a Capital. O Instituto Médico Legal (IML) Central será fechado para um trabalho exclusivo às vítimas do acidente de Vinhedo. As demais ocorrências da Capital serão distribuídas para outras unidades.

Para auxiliar nas identificações dos corpos, as famílias precisam apresentar na sede do IML Central qualquer exame ou documentação médica que tenham das vítimas, como exames radiológicos, médicos e/ou odontológicos. Qualquer tratamento odontológico, como canal, implante, próteses, panorâmica, aparelho ortodôntico, ajudam no processo. Da mesma forma, qualquer tratamento médico para próteses, como pino, placa, fratura, parafuso, também. Isso ocorre porque, para a identificação, é necessário ter algum elemento para realizar confrontos. O IML conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.

Suporte durante a ocorrência

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e, imediatamente, encaminhou equipes para o bairro de Capela em Vinhedo para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil do Estado reforçaram as equipes no local. O Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.

Mais informações serão divulgadas em breve.

1:0 -