Brasil:

Blog do Leonardo - Podcast

08 janeiro 2023

General Santos Cruz: ‘‘O que aconteceu hoje é muito sério!’’

‘‘O que aconteceu hoje é muito sério!’’ defini, em conversa com o blog, o general Santos Cruz que é general de divisão da reserva do Exército Brasileiro, foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo; Secretário Nacional de Segurança Pública e ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil na gestão Jair Bolsonaro. A íntegra você confere no fim da matéria!

Ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Reprodução: Marcos Corrêa/Presidência da República/G1

‘‘Para mim, não é surpresa, Extremismo e fanatismo político SEMPRE acabam em violência. Agora, é aplicação da lei com o devido processo legal, com muita presteza’’ ainda diz Santos Cruz sobre os atos atidemocráticos em Brasília no dia de hoje (08) que continua ‘‘isso é o resultado de longo tempo de tolerância com irresponsabilidade, desrespeito, fanfarronice, indústria de fake news criminosas e impunidade.’’
O general ainda disse que ‘‘com as imagens das câmeras de segurança, esse pessoal vai ser identificado e vai responder processo.... e os incitadores covardes estão e estarão longe. Tenho certeza que nenhum dos que estimulou a violência estava lá.
Agora é inquérito, identificação de autoria de quem fez incitação à violência, financiamento, planejamento, execução e omissões.
Isso é crime. Isso não é oposição política’’ e finaliza falando que ‘‘a responsabilização rigorosa também tem que ser acompanhada com uma política de resolução de conflito. O Brasil não pode continuar em conflito, com baixíssimo nível de responsabilização (impunidade) e desunido.’’

Leia a íntegra da declaração do general Santos Cruz:
‘‘O que aconteceu hoje é muito sério! Para mim, não é surpresa, Extremismo e fanatismo político SEMPRE acabam em violência. Agora, é aplicação da lei com o devido processo legal, com muita presteza.
Isso é o resultado de longo tempo de tolerância com irresponsabilidade, desrespeito, fanfarronice, indústria de fake news criminosas e impunidade.
Com as imagens das câmeras de segurança, esse pessoal vai ser identificado e vai responder processo.... e os incitadores covardes estão e estarão longe. Tenho certeza que nenhum dos que estimulou a violência estava lá.
Agora é inquérito, identificação de autoria de quem fez incitação à violência, financiamento, planejamento, execução e omissões.
Isso é crime. Isso não é oposição política.
A responsabilização rigorosa também tem que ser acompanhada com uma política de resolução de conflito. O Brasil não pode continuar em conflito, com baixíssimo nível de responsabilização (impunidade) e desunido.
Santos Cruz’’