Brasil:

Blog do Leonardo - Podcast

Pesquisar este blog

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado lamenta tragédia em Beirute

"A explosão na área portuária de Beirute, capital do Líbano, hoje, que matou dezenas de pessoas e deixou pelo menos outros três mil feridos, agrava ainda mais o período de forte instabilidade política e da pior crise econômica no país em décadas, além do caos na saúde pública causado pela pandemia do novo coronavírus", assim o a senador Nelsinho Filho (PSD-MS), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, começa sua nota sobre uma explosão na cidade de Beirute no Líbano que ocorreu na tarde desta terça-feira e prossegue a nota dizendo que "é mais uma tragédia que se soma ao sofrimento que os libaneses já vêm enfrentando."
O senador, que foi prefeito de Campo Grande ainda diz na nota, que ele tem "descendência libanesa e isso muito me honra", lembra que "somos o maior país libanês do mundo, com cerca de nove milhões de libaneses e descendentes no Brasil, mais que a própria população do Líbano" e que ele está "solidário, orando para que a paz volte a reinar no país onde Deus plantou o cedro-do-líbano. Espero que toda essa situação possa ser devidamente esclarecida e pacificada."

Imagem da explosão em Beirute. Reprodução: Instagram.

"Finalmente pude realizar o sonho de conhecer Beirute. Ano passado, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, participei da Conferência Energia da Diáspora Libanesa, e fiquei emocionado por conhecer as minhas raízes, ver onde meus antepassados nasceram, a simplicidade das nossas origens e sentir a hospitalidade desse povo do qual me faço parte. Me impressionou muito a beleza do país e o seu desenvolvimento até aquele momento, que infelizmente acabou sendo afetado pelas manifestações e pela crise econômica" e finalizou a nota dizendo, que "nós temos que ter fé e orar para que Deus possa colocar suas mãos sobre o país a fim de pacificar o povo e fazer com que a prosperidade possa voltar ao Líbano. O momento é de União entre os povos.  Da nossa parte, como presidente da CRE, reforço aqui meu apoio irrestrito em prol da parceria entre Brasil e Líbano e da retomada da paz e do desenvolvimento no país.

Íntegra da nota: 
"Nota sobre a tragédia do Líbano:

A explosão na área portuária de Beirute, capital do Líbano, hoje, que matou dezenas de pessoas e deixou pelo menos outros três mil feridos, agrava ainda mais o período de forte instabilidade política e da pior crise econômica no país em décadas, além do caos na saúde pública causado pela pandemia do novo coronavírus. É mais uma tragédia que se soma ao sofrimento que os libaneses já vêm enfrentando. 

Tenho descendência libanesa e isso muito me honra. Somos o maior país libanês do mundo, com cerca de nove milhões de libaneses e descendentes no Brasil, mais que a própria população do Líbano.  Estou solidário, orando para que a paz volte a reinar no país onde Deus plantou o cedro-do-líbano. Espero que toda essa situação possa ser devidamente esclarecida e pacificada. 

Finalmente pude realizar o sonho de conhecer Beirute. Ano passado, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, participei da Conferência Energia da Diáspora Libanesa, e fiquei emocionado por conhecer as minhas raízes, ver onde meus antepassados nasceram, a simplicidade das nossas origens e sentir a hospitalidade desse povo do qual me faço parte. Me impressionou muito a beleza do país e o seu desenvolvimento até aquele momento, que infelizmente acabou sendo afetado pelas manifestações e pela crise econômica. 

Nós temos que ter fé e orar para que Deus possa colocar suas mãos sobre o país a fim de pacificar o povo e fazer com que a prosperidade possa voltar ao Líbano. O momento é de União entre os povos.  Da nossa parte, como presidente da CRE, reforço aqui meu apoio irrestrito em prol da parceria entre Brasil e Líbano e da retomada da paz e do desenvolvimento no país."