Carregando...
Detectando localização...

Blog do Leonardo - Podcast

Pesquisar este blog

Siga o blog nas redes:

Roblox anuncia data center no Brasil

Hoje, na Gamescom Latam, a Roblox anunciou a construção de um novo data center no Brasil, com lançamento previsto para o início de 2026. A nova infraestrutura irá melhorar a experiência na plataforma para milhões de usuários brasileiros, oferecendo desempenho aprimorado e menor latência em todo o país.

O data center estará localizado em São Paulo, localização estrategicamente escolhida para melhor servir a comunidade crescente no país. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo para a Roblox em número de usuários ativos, tendo crescido a uma taxa agregada de 183% em quatro anos*.

"Nós estamos empolgados para lançar o novo data center no Brasil, o nosso mais avançado até agora,” disse Jerret West, diretor executivo de marketing e líder de expansão internacional na Roblox. "Com hardware de ponta, estamos elevando o desempenho e a confiabilidade para nossos jogadores brasileiros e nos preparando para receber milhões a mais. O Brasil é extremamente importante para nós, e estamos comprometidos em construir uma plataforma mais imersiva e responsiva para os usuários daqui e de outras partes do mundo".

 

. Reprodução: Divulgação.

Ter um data center no Brasil traz inúmeros benefícios, incluindo: 

  • Melhores taxas de quadros, tempos de resposta e menor instabilidade para jogadores em todo o país; 
  • Uma experiência aprimorada para jogadores desfrutarem de jogos de alta fidelidade e alto desempenho;
  • Suporte para todas as ferramentas de ponta para desenvolvedores da Roblox, possibilitando uma jogabilidade potencialmente mais competitiva e de alta velocidade;
  • Desempenho otimizado tanto em dispositivos de alto desempenho quanto em dispositivos de baixo custo, devido à redução da latência e à melhoria nos tempos de carregamento;
  • Um ambiente de alto desempenho para os jogos dos criadores, ampliando a sua base de jogadores brasileiros.

Matheus Vivian da Hermit Crab, um estúdio de desenvolvimento e criação de jogos local, que recentemente trabalhou com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Menino Maluquinho para dar vida a suas ativações na plataforma da Roblox, compartilhou sua empolgação: “Como um desenvolvedor de Roblox no Brasil, ver a plataforma investir em um data center de ponta bem aqui é extremamente empolgante. Esse passo mostra o quão a sério a Roblox leva a nossa comunidade e o nosso potencial. Uma infraestrutura melhor significa tempos de carregamento mais rápidos, uma jogabilidade mais fluida e mais oportunidades para criar experiências incríveis para jogadores e criadores brasileiros. É inspirador ver esse tipo de compromisso de longo prazo com nossa região. O futuro é promissor para os criadores daqui.”

Esse anúncio vem após o lançamento dos Preços Regionais, que permitem que os criadores ofereçam preços específicos por região para seus itens dentro da experiência. Criadores que optam pelos Preços Regionais agora têm uma ferramenta adicional para construir seus negócios globais e maximizar os ganhos na Roblox. Para usuários, isso significa que os valores em Robux são mais condizentes com a economia local, em vez de pagar o mesmo preço, independentemente de onde estão. Ainda este ano, a Roblox planeja habilitar o Preço Regional para itens de avatar.


Para mais informações sobre o data center, visite nosso estande e palestras na Gamescom Latam essa semana: 


  • Estande
  • De 1º de maio a 04 de maio 
  • Os números do estande são 2031 e 2033
  • No estande, criadores, jogadores e fãs da Roblox terão a chance de interagir com seus influenciadores e desenvolvedores favoritos, testar jogos e experiências desenvolvidas na plataforma e competir em desafios de desenvolvimento, quiz e partidas de gameplay.


Roblox: Impulsionando o Desenvolvimento de Jogos na América Latina

Quando: Sexta-feira, 02 de maio às 13h20.

Onde: Palco 1

O que: Desbloqueie todo o seu potencial para o desenvolvimento de games na Roblox. Nessa palestra, Jim Greer, diretor sênior de sucesso dos criadores na  Roblox, vai explorar o motor de jogo e as capacidades de criação na Roblox. Projetado para suportar qualquer gênero – desde jogos de tiro competitivos até jogos de esportes cheios de ação – a base crescente de 97,8 milhões de usuários ativos diariamente da Roblox representa uma oportunidade para os desenvolvedores criarem jogos envolventes e negócios saudáveis. Nós vamos mostrar como nossas ferramentas ajudam as equipes a iterar e lançar rapidamente, trazendo jogos para o mercado com mais velocidade. Custos operacionais baixos fazem da Roblox o lugar ideal para equipes pequenas e ágeis iterarem e escalarem seus negócios. Com estudos de caso reais de criadores bem-sucedidos, aprenda como criar, crescer e monetizar jogos em grande escala na Roblox.

Da Paixão à Profissão: A jornada dos desenvolvedores de Roblox da América Latina

Quando: Sábado, 3 de maio às 13h45

Onde: Palco gamescom latam

O que: Junte-se a Justin Sousa, líder global da comunidade de desenvolvedores, enquanto ele conduz um bate-papo com desenvolvedores latinos da Roblox sobre suas jornadas, da paixão à profissão. Desde a criação de suas primeiras experiências até a construção de comunidades prósperas, este painel explora como a criatividade e a determinação transformaram suas vidas. Inspire-se com histórias de quem transformou o ato de jogar em um propósito. 


taxa de crescimento agregada em 4 anos dos usuários ativos diários no Brasil, entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2025, se encerrando em 31 de março de 2025.

Pesquisa Game Brasil revela os principais resultados da PGB Latam 2025 durante a Gamescom Latam

A Pesquisa Game Brasil apresentou hoje (1) os destaques da PGB Latam durante a Gamescom Latam 2025, em São Paulo. O estudo traz as informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos, hábitos de consumo e o perfil dos jogadores da região. No total, participantes de cinco países da América Latina - Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru - responderam à pesquisa.

Este ano, a PGB Latam registrou que, depois do Brasil, os mexicanos são os que mais consomem jogos digitais, com 77,6%, seguido pelos peruanos (75,6%) e argentinos (75,5%). Na Argentina, Chile, Colômbia e no Peru, a maioria dos consumidores de jogos digitais são os Millennials (pessoas que têm entre 30 e 44 anos), enquanto no México, a Geração Z (idade entre 15 e 29 anos) é a predominante entre os que mais jogam.

“Em todas as edições da PGB Latam, notamos algumas particularidades quando comparamos os resultados de cada país, especialmente em relação ao Brasil”, comenta Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. “Mas também identificamos várias semelhanças que também nos unem no mesmo território, e mostram como o público latino-americano é um dos mais engajados no mercado de jogos digitais no mundo todo”.


Pesquisa Game Brasil revela os principais resultados da PGB Latam 2025 durante a Gamescom Latam. Reprodução: Divulgação

Uma dessas semelhanças também tem a ver com a plataforma de preferência para consumo de jogos: em todos os países que participaram da PGB Latam, o smartphone lidera o pódio - com destaque para a Colômbia, que conta com 55% dos jogadores concentrados nesta plataforma. Para Chile, México e também Brasil, o segundo lugar do ranking fica com os consoles (18,8%, 27%, e 24,7%, respectivamente), enquanto o Peru revela uma preferência maior (28%) por outros tipos de plataformas (como portáteis) na sua segunda opção.

A PGB Latam também mostra que, para os latinos, jogos digitais estão entre as principais formas de diversão e, para a maioria, os games são a principal forma de entretenimento - neste ranking, os peruanos saem na frente inclusive dos brasileiros, com 80,9% concordando com esta afirmação. O Peru também desponta como o país latino-americano com o maior número de pessoas que se consideram gamers (46,3%), seguido pelo Brasil (44,2%) e México (43,8%). Para acessar os destaques da PGB Latam, clique aqui.

Durante o painel da Gamescom Latam 2025, além de apresentar os dados mais recentes, Carlos Silva e Mauro Berimbau (consultor da Go Gamers) também trouxeram outros detalhes sobre a PGB 2025, como os jogos preferidos dos brasileiros por plataforma e o mais recente ranking de grandes marcas envolvidas com os jogos digitais.

A PGB 2025 já está disponível. Para acessar o relatório gratuito completo, clique aqui.

Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anuncia os vencedores da maior premiação de jogos da América Latina

O Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (30), os .vencedores da primeira noite da maior premiação de jogos da América Latina. Anualmente, são destacados acima de 100 jogos mais inovadores e promissores do mundo, proporcionando ao público a exclusiva oportunidade de testá-los em primeira mão. Neste primeiro dia de premiação, 16 categorias tiveram seus campeões, após a avaliação de um painel composto por 49 jurados. O gamescom latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil retorna neste domingo (4) com mais premiações e homenagens.

O lendário Shuhei Yoshida, ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e líder do programa PlayStation Indies, foi o grande homenageado da noite e recebeu o Lifetime Achievement Award por seu trabalho durante muitos anos e por ter transformado a indústria de games no mundo todo.

Com um clima de muita expectativa, os indicados se reuniram em massa para ouvir os resultados. Torcedores vibrantes e grupos com roupas combinando lotaram a plateia do palco gamescom latam sponsored by Kabum! para acompanhar a comemoração dos vitoriosos.  

Com transmissão ao vivo, o apresentador Maurício Somemzari agradeceu: “Esperamos que, de verdade, esse prêmio seja um impulso para esses estúdios. Essa é a alma dessa premiação”. 


Gamescom Latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil anuncia os vencedores da maior premiação de jogos da América Latina. Reprodução: Divulgação

Veja abaixo os vencedores das categorias principais: 

O ganhador do Melhor Jogo e premiado com o cheque de 5 mil reais foi Nine Sols, um game de ação-plataforma 2D desenhado à mão e rico em narrativa, com combate focado em deflexão inspirado em Sekiro.

Quem levou o prêmio de Melhor jogo: América Latina foi Grizzly Man, da LCB Game Studio 

O Melhor Jogo: Brasil ficou com o Mullet MadJack, desenvolvido pela Hammer 95 Studios e publicado pela Epopeia Games. Os desenvolvedores receberam o prêmio pessoalmente e agradeceram o apoio dos fãs que os motivaram a seguir em frente.  

O vencedor da categoria Melhor Jogo Casual foi o Paper Trail, do estúdio Newfangled Games. 

A Melhor Arte ficou por conta do Naiad, feito e publicado pelo HiWarp. 

Quem levou o prêmio de Melhor Narrativa foi Neva, da Nomada Studio e publicado pelo Devolver Digital. 

Na Melhor Gameplay, levou o prêmio o Animal Well, desenvolvido pela Shared Memory e publicado pela Bigmode. 

Na categoria Inovação, quem levou o prêmio foi o Sol Cesto, de Geraud Zucchini & Chariospirales e publicado pela Goblinz Publishing. 

O Melhor Jogo Mobile foi Levil Devil, da Unept, LLC

O prêmio de Melhor Multiplayer foi Bang Bang Barrage, do estúdio Monkey Bread e publicado por Spiral Up Games.

A Gamescom Latam acontece até domingo (04), no Distrito Anhembi, e traz o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.


Agenda do Evento

- Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 às 21h;

- Sábado (3 de maio): das 11h às 21h;

- Domingo (4 de maio): das 11h às 20h.


Sob a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Gamescom Latam tem patrocínio master do Banco do Brasil; patrocínio da Claro, Seara e TNT; parceria B2B com a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e com a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) por meio do projeto Brazil Games; apoio da Twitch e Kabum!; realização da Gamescom Latam, da Omelete Company, da Koelnmesse, Adesampa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.